Fonte: + - =




Home Processos Revestimento

REVESTIMENTOS LATERAIS E DE COBERTURA

A escolha dos revestimentos a serem empregados, está vinculada aos seguintes aspectos:

O projeto arquitetônico contempla a identidade da edificação, e a escolha dos materiais de acabamento contribuirá para reforçar esta intenção. A definição do revestimento de cobertura ou de fechamento lateral terá influência determinante sobre a solução do projeto estrutural metálico e suas respectivas variações orçamentárias.

 


ESTRUTURA METÁLICA DE FECHAMENTO LATERAL, E TAMBÉM DE SUSTENTAÇÃO DA COBERTURA METÁLICA, COMPOSTA POR PILARES TUBULARES EM AÇO PATINÁVEL COM REVESTIMENTO EM VIDRO E ALUMÍNIO COMPOSTO;

 

 

 

 

 

 

Cada material tem suas características de aplicação, e isto terá influencia no dimensionamento final da estrutura. Os revestimentos determinarão os perfis de apoio, vãos entre estes apoios e o carregamento distribuído sobre a estrutura metálica principal. Também a necessidade do uso de elementos para ventilação e iluminação natural influenciará o dimensionamento da estrutura metálica, que deverá contemplar os vãos e apoios para estes elementos.

 

ESTRUTURA METÁLICA DE COBERTURA EM ARCO COM REVESTIMENTO EM TELHA GALVANIZADA ONDULADA E ILUMINAÇÃO NATURAL EM TELHA FIBRA DE VIDRO; FECHAMENTO OITÕES EM TELHA GALVANIZADA E TELHA EM FIBRA DE VIDRO E VENTILAÇÃO NATURAL COM VENEZIANAS EM FIBRA DE VIDRO EM TODO O PERÍMETRO

 

 

 

 

 

 

 

Quando se trata de revestimento de cobertura ou fechamento lateral, empregando materiais como vidro ou policarbonato, deve ser feito estudo detalhado considerando-se tanto o aproveitamento das placas, como a relação com a estrutura de alumínio. Ambos materiais necessitam de caixilharia de alumínio para a sua instalação, sendo que esta se torna mais econômica quando deixa de ter função estrutural e passa a ter apenas a função de fixação e vedação.


Já o desempenho térmico e acústico estará não só atrelado ao uso proposto pelo projeto arquitetônico, como também é o principal elemento de influência sobre o custo final do produto. Quanto maior o isolamento térmico e acústico pretendido, maior o custo final da solução a ser empregada.

 

Questões como qualidade do ambiente de trabalho e economia de energia, estão na pauta de trabalho tanto dos escritórios de arquitetura, quanto dos gestores de negócios. Os benefícios gerados pela correta especificação de materiais, ainda na etapa de projetos, pode acarretar consideráveis ganhos futuros, que garantirão o retorno do investimento inicial.

As diferenças de conforto térmico, proporcionada pelo uso de material de isolamento no revestimento de fachadas e coberturas, ficam demonstradas na tabela abaixo, quando são comparadas as telhas simples com as telhas isoladas. Estas são conhecidas como "telhas sanduíche", pois compreendem um isolante térmico entre duas telhas metálicas. No caso das telhas sanduíche com mantas ou painéis de lã de vidro ou lã de rocha, deve ser considerado também o espaço de ar que fica confinado entre as ondas das telhas e o isolante já que este permanece estendido, ou seja, não acompanha as ondulações das telhas. Um espaçador é utilizado para garantir que haja uma distância entre as telhas, igual ou ligeiramente menor que a espessura do isolamento.

As superfícies expostas poderão ganhar ou perder calor pelo contato com o ar, se este estiver a uma temperatura maior ou menor do que a do material de revestimento. Da mesma forma, os materiais emitem radiação térmica para o ambiente ou dele recebem calor também por radiação. Os mecanismos térmicos aqui envolvidos são bastante complexos,podendo variar com a posição da superfície, sua rugosidade, com a velocidade e temperatura do ar, sua viscosidade, com a temperatura da superfície e a do ambiente e com a capacidade que cada superfície têm para irradiar calor. O índice que considera todas estas variáveis, é o índice de Condutância Térmica Global K (em W/m2/ oC), apresentado na tabela acima. A condutância global é o valor que deve ser considerado para os cálculos de desempenho térmico de uma cobertura. No valor de K já estão computadas, portanto, a condutibilidade térmica, a espessura, as trocas por radiação e por convecção, dentro das situações encontradas normalmente pelos materiais de cobertura.